sábado, 1 de janeiro de 2011

Qualidade - Oxum Opará

Entre todas as qualidades de Oxum, Opará é a mais guerreira, companheira de Ogum, divide sua estrada com Oyá. É um orixá de grandes particularidades, afinal ela une dois  elementos: a água e o vento, o  que explica sua ligação tão forte com Onira, os antigos dizem que “Onde mora Opará mora Oyá, Opará não come sem Oyá”. Carrega Abebé, o espelho e também a Adaga, a espada, que representa sua porção guerreira. Em alguns momentos aparece também guerriando com Ypondá, outra qualidade guerreira, com diz a cantiga:

“Kiloxê mi Opara, Kiloxê mi Ypondá
Reue, reue reue kiloxê mi Opara”

     Sua comida é o omolokun com ovos e acarajé, um pouco mais carregado no dendê, além do ipeté que também lhe agrada, afinal a especiaria a agrada por sua ligação com Ogun, assim também está ligada ao mariwò, a folha do dendezeiro. Sua cor é dourado e também pode se colocar em suas roupas a cor rosa e salmão. Assim como pencas de metal jogadas em saia, afinal está ligada ao metal.

 É representada pelas fortes quedas d’água e também na pororoca, com diz a lenda “Onde dois rios se encontram lá está Opará sempre lutando por seu espaço”. Entre muitos mitos que rondam essa qualidade o mais marcante é aquele onde ela se funde com Oyá, após ter a enganado, fazendo com que Oyá visse o seu lado ruim refletido no espelho. Seus mitos vem da região de Osogbô e também Oyó.
 Suas filhas são autenticas e de personalidade forte, carregam consigo as magoas e tristezas da vida, tem poucos amigos e sempre são ponderadas e justas, onde muitas vezes a sua sinceridade chega a machucar. São vaidosas porém não vivem em pró a seu égo. Tem um lado espiritual muito aflorado para o ocultismo e adoram presentear as pessoas.
Espero ter contribuido para você que tem esse caminho a entender seu orixá. Uma ótima semana!


26 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

gostaria de tirar duvidas fazer perguntas sobre a religião. como faço por esse site? só tenho email. meu emails é carlosedtavares@hotmail.com

Carlos.

Anônimo disse...

Boa Tarde Diego, meu nome e Kayode e sou filha de Osun Opara sabe de algum livro ou local que ossa buscar fundamento desse Orisa que e cultuado como Osun

Anônimo disse...

adorei, me identifico muito com minha mãe oxum opará ou apará, me orgulho por ser sua filha, sou muito guerreira e determinada em relação a tudo que penso e faço, não somente oxum mas também suas filhas e filhos tem caracteristicas marcantes! Eu por exemplo uma equede, extremamente sincera e verdadeira, onde o que não consigo ser ou aturar é a falsidade, quando gosto, gosto de verdade mas quando não gosto, não á maneira de mudar isso!
Um Bjo, amei esse site e seu comentario sobre Oxum Opara.

joelia rosa disse...

olá meu nome é joelia e estou sempre em busca de mais informações sobre minha mãe oxum, sei que quem rege o meu ori é oxum opara., me identifico muito com as caracteristicas dela. e sinto quando sou oxum e quando sou iãsan. é muito forte. Um abraço e muito axé...

Anônimo disse...

Já ouvi dizer que as filhas de Oxum Opara não tem sorte no amor é verdade?

Felipe disse...

Sou de Oxum Opará!
Sempre ouvi que Oxum Opará era uma Oxum que carregava Iansã, basicamente. Recentemente ouvi de uma pessoa, muito entendida por sinal, que Opará poderia carregar, ao invéz de Iansã, outra Yabá, no caso comentado, Yemanjá. É de fato possível isso?
Deixo meu email, caso possa esclarecer essa dúvida. felipe.anselmo2@hotmail.com , Obrigado. Axé !

di disse...

nossa adorei a lenda eu sou de opara e oq vc falou bateu tudo comigo é sempre bom ter pessoas q conheçem bem a lenda dos santos...
opara é a minha vida nao vivo sem ela amo muito essa senhora das aguas e sempre vou amar meu pai de santo é de logun-ede é um santo meio enjuado mais tbm é um dos santos lindos depois de osum e ode q sao mae e pai dele amo amo amo de mais esses santos nunca vou deixar de cuida da minha mae osum bjaooo adorei mesmo de coraçao a lenda de osum opara.....

DRACKO'S disse...

ótimo blog. parabéns...é de pessoas assim que precisamos em nossa crença. parabéns mais uma vez!!!!!!!!

Wendy Almeida disse...

eu sou filha de oxum apara so que brigo muito com ogum xoroque porque é por causa da iansa

Anônimo disse...

ola baba queria ver se o senhor pode me ajudar, oxum opara teve um gande amor com ode queria saber qual a qualidade de ode que é espero a resposta meu email feliperibeirofreitas@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi Diego... Meu nome é Alessandro Silva e sou apaixonado pelo Candomblé. Uma vez me jogaram os búzios e falaram que eu teria oxum opará, pois seus adjetivos e características são idênticas a minha pessoa. Gostaria de confirmar isso. Como faço???
Me responda no meu email: apereiradasilva@ymail.com
Abraços...

Anônimo disse...

Baba Diego , nossa adoro minha mãe osun sou de opara tb . Gostei muito de tudo que li sou eu mesma
Ossá Ejonile
Goza de muita simpatia por parte das pessoas e proteção espiritual. A pessoa deste Odú engana até a morte. O ódio acumulado em seu íntimo é muito grande e a sede de vingança prospera e contagia.
A pessoa desse Odú é muito caridosa, paciente e geralmente entende os problemas de outras pessoas, procurando ajuda-las. Tem sempre lentidão em conseguir as coisas que almeja.
A pessoa é teimosa, vive fugindo de si mesma, criando assim caminhos de abismos perigosos. Traz consigo espíritos de má influência. Sua inteligência é aguçada em todos os sentidos. Geralmente é perseguida por mulheres ou homens e as perdas lhe trazem muito desgosto e dor...

fabiana disse...

olá bm dia, amei a postagem de minha mãe opará. me identifico mt com ela!. obrigado,pesso q me indique um livro para poder conhecer profundamente minha mãe,e outros orixás. motumbá axé!!!!. (hotmail )e-mail: FAYDUDA@HOTMAIL.COM

Anônimo disse...

A bença meu velho... Adorei a postagem.. Sou de Apará e sei que muitas vezes acham que eu sou de Oyá, pois as semelhanças são incríveis. Obrigada pelo post.. e aproveito pra dizer que lindo que o sr é. Meu filho de 6 anos é de Odé. Amo esse Orixá!! Um grande abraço e Kolofé! Rita

marlene disse...

Já ouvi dizer que as filhas de Oxum Opara não tem sorte no amor é verdade?

NEGRA_SAN disse...

lllinDa minha mãe...tenho muito orgulho de ser filha de OXUM OPARÁ...EU SOU EXATAMENTE..O QUE ESTA...DESCRIOT EM SUA PERSONALIDADE...

Anônimo disse...

BOA NOITE MUTUMBA BABA GOSTARIA DE SABER O NOME DA QUALIDADE DE UMA OXUM OPARA K UNI OS TRES OXUM,OGUM,INHASÃ E SE REALMENTE ESSA QUALIDADE NÃO TEM SORTES P/ O AMOR....SOU DE OPARA TBEM E GOSTARIA DE SABER SE ESTA DEVIDAMENTE CORRETO...OXUM OBASSIFUOOO P SUA ATENÇÃO.MEU E-MAIL BARBAMARIACRISTINA23@GMAIL... ESTOU ANCIOSA PELO RETORNO NO MEU EMAIL...

Andressa Cristina disse...

Tenho muita satisfação de ser sua filha.....Amo demais minha mãezinha doce e guerreira!!!

Anônimo disse...

Muito obrigado pelas informações sobre Aum Opará! Os búzios já disseram que a tenho, juntamente com Xangô e Omulú. Por sinal, são orixás que admiro imensamente, pois os três falam muito do que eu sou. Eles e ela carregam aspectos que também aprecio no ser humano, pois não concebo os humanos sem os aspectos que aparentam ambiguidades. Pelo contrário, os orixás poderiam nos ensinar muito a encontrar o equilíbrio que nos tornam ambíguos e, muitas vezes, incompreendidos. Viva a vida!

luciana de lima pimentel disse...

Descobri hoje que sou filha dessa qualidade de Oxum.
Agora muitas coisas se encaixam.
obrigada !!

Anônimo disse...

Ontem descobri que sou filha de Ogum com Oxum Opará, fiquei muito feliz pois são três orixás que já amava e respeitava muito, Ogum, Iansã e Oxum. E as caracteristicas de minha mãe Opará, sem tirar e nem por, me descreve por completo.
Muito feliz estou por ter alguém como você para nos esclarecer, com tanta riqueza de detalhes, as características de cada orixá que carregamos. Muito axé!!!

Unknown disse...

me gustaria sacar una duda , en candomble existe oxum opara o apara , pero no se si es cultuada en alguna otra nacion como gege nago ,o gege o nago , o ijeya , ya que el candomble es considerado una de las lineas mas puras dentro de estos rituales africanistas lo pregunto porque no tengo referancia de que otras naciones la cultuen salvo el candomble podrian si no es molestia discipar esa duda se lo agradeceria mucho

Unknown disse...

Linda lenda

Rosangela Alves disse...

Gratidão por este belo texto e explicação clara!

Axé.

Unknown disse...

gostaria de saber mas sobre ajagura

Sobre abikú

 Salve, salve leitores do Terra dos Orixás, a muito tempo eu não escrevia, mas decidi voltar a dividir o meu cotidiano e pesquisas com vocês...