quarta-feira, 1 de junho de 2016

Série Orisás – Oyá

A iyábá (senhora) está presente em muitos elementos, por isso, suas itán (lendas) falam sobre seu envolvimento com diversos Orisás e esses “casamentos” na verdade são laços energéticos. Com Esú (comunicação), Ogún (o esfriamento da ferramenta forjada), Omolu (poder sobre os ancestrais e a terra), Ibeji (infância e abiku), com Osún (maternidade), Sangò (evolução) e com Osaguian (questionamento). 
Oyá é a mulher forte que não abandou seus filhos e sim, foi a luta para lhe dar o sustento, quantas mulheres você conhece que faz a mesma coisa? Essa é a resposta para quem diz que as filhas de Oyá não são apegadas aos filhos, salvo exceção, todas que conheci e conheço, são mães dedicadas, prestimosas, porém enérgicas. 
A Orisá carrega a ádága (espada), o erosin (rabo de cavalo) e por carregar o título de rainha de Ira (Oni: rainha, Ira: Cidade – Onira), também pode portar o erukelè, símbolo da realeza. É ligada a casa dos mortos, quando carrega a marca de Igbalè, o vento frio, ou chama ardente quando recebe o nome de Topé. Essa é a característica mais forte de Oyá, sua pluralidade, a capacidade de adaptação e resolução dos problemas, fato que marca suas filhas, pois são mulheres decididas, que amam intensamente e defendem com unhas e dentes aquilo que acreditam. 
Cresci ouvindo as risadas altas de suas filhas, vi nascer e envelhecer com o mesmo fresco de juventude, são firmes, preocupadas, porém quando não conseguem tomar uma atitude, ficam aprisionadas em sua própria fúria, como um tufão preso em uma caixa de vidro, transparente até que quebram as amarras e voam como lindas borboletas. 
Assim é Oyá, assim é a mulher que dança sobre o braseiro e brinca com a morte, como uma velha amiga.
A todas filhas de Oyá.
Com carinho,
Babá Diego de Odé
Babálorisá do Ilè Asé Egbé L’ajò
11 4141-0167

Um comentário:

Unknown disse...

LINDO ME VEJO NESTAS DESCRIÇÃO ACIMA.... AINDA NÃO SOU FEITA SOU ABIÃ APAIXONADA POR TODOS.... QUE O SENHOR ME DE A BENÇA JUNTAMENTE COM PAI ODÉ..

Sobre abikú

 Salve, salve leitores do Terra dos Orixás, a muito tempo eu não escrevia, mas decidi voltar a dividir o meu cotidiano e pesquisas com vocês...