sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Série Orisás – Osanyin, pássaro de Olorun


Osanyin é o senhor das ervas, das folhas, essas que cobrem a terra, essas que tratam dos males do corpo e da alma. Osanyin é o pássaro que voa livre e semeia a terra, que leva a semente fecundadora de Obatalá. Em sua cabaça ele carrega a sabedoria ancestral, os remédios, as receitas mágicas que nos dão o poder de invocar o Orisá, invocar a vida e a morte. 

A Mãe Terra é sábia e a cada doença que surge, ela sangra para nos curar, ela une o fogo, a água, a terra e o ar, une a direita e a esquerda, o quente e o frio, e Osanyin dá razão a tudo isso, faz a manutenção dos poderes do mundo físico e espiritual.


Filho de Nàná e irmão de Omolu e Òsùmàrè, mas é com Esú e Orunmilá que ele caminha, que ele dialoga sobre suas poções de encanto. Ao lado de Ogún, que abre os caminhos para humanidade, mas sem deixar que seja retirado mais do que é necessário. Com Odé, Osanyin nutre amor e cumplicidade, é os olhos do caçador.

Osanyin teve suas folhas jogadas ao vento por Oyá, dando a cada Orisá um segredo, mas apenas o senhor das ervas, conhece todos os mistérios, pois se hoje iniciamos Orisá e o transe é possível, é graças também a Osanyin, que com carinho e primor cuida de cada iyáwò. 

Pássaro de Olorun
Guardião do sangue da terra
Pai de todas as folhas


Babá Diego de Odé


thttp://terradosorixas.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Sobre abikú

 Salve, salve leitores do Terra dos Orixás, a muito tempo eu não escrevia, mas decidi voltar a dividir o meu cotidiano e pesquisas com vocês...