terça-feira, 5 de maio de 2015

Ekede - A Guardiã do Mistério

Ekede - A Guardiã do Mistério
Sou mulher
Sou guardiã
Sou filha
Sou Líder 
Em um dia comum
O céu me fez especial
Carrego a palavra do Orixá
Que que me determinou Ekede (Cota, Iyáorobá)
Me fez mãe
Me fez serva
Muitos dizem que não sentimos nada
Mas eu digo,
Sinto a presença do sagrado,
Não pelo transe,
Mas pelo amor
O adjá não me faz ser quem sou
E sim a minha história
As noites que passei acordada
Os dias que chorei calada
A palavra
A compreensão
O carinho
Muitos pensam que é fácil
Outro dizem que tenho o rei na barriga
Não! Tenho o rei na minha cabeça
Pois só com ele, o Orixá
Sou capaz de renascer todos os dias
De tirar do fundo da minha alma a força
Para jamais duvidar
Mesmo encontrando o divino
Através do humano
Não exijo respeito
Por mim
E sim por aquilo que eu defendo e guardo
Sou uma protetora do Céu
Sou pequena perante os deuses
Sou grande diante dos obstáculos
Sou Ekede
E isso o mundo não pode me tirar!
- Babá Diego de Odé -

Nenhum comentário:

Sobre abikú

 Salve, salve leitores do Terra dos Orixás, a muito tempo eu não escrevia, mas decidi voltar a dividir o meu cotidiano e pesquisas com vocês...