quinta-feira, 5 de junho de 2014

Bons Resultados no Candomblé


Nossa religião é baseada na simbologia, cada elemento é importante e garantem bons resultados na nossa vida, que se reflete na saúde, prosperidade, amor, família e principalmente paz interior.


Entretanto o que dá sentido a cada coisa é o coração, sua fé. Uma trança de palha costa é apenas um enfeite, se não for passado no banho de ervas, rezado, não terá o “axé” de proteger você contra os maus espíritos, por exemplo. Vejo que muita gente entra para o axé com a ilusão de que apenas comprando suas coisas ou dando a sua presença, tudo vá se resolver como em um passe de mágica, quem pensa em entrar para o candomblé precisa estar ciente que sua conduta e determinação serão colocados em prova, além de ter que lidar com a correção do universo, pois estamos o tempo todo louvando e pedindo transformação, mas será que estamos preparados para receber essas mudanças?

Vejo pessoas que não acordam cedo para procurar emprego, reclamando do desemprego.

Vejo pessoas que não se esforçam para se socializar, reclamando da falta de amigos.

Vejo pessoas que reclamam de seus zeladores, mas ao menos vão a casa de axé saber se ele está precisando de algo.

Vejo zeladores que falam mau de seus filhos, mas que nunca tentou perguntar a eles o que está acontecendo, se estão bem.

Como eu sempre digo, eu me espelho nos antigos, mas sou de um candomblé novo, uma crença fundamentada, onde cada ato tem seu simbolismo e que principalmente não acredita no fanatismo, nem que tudo é culpa do Orixá ou de “demanda”. Vamos parar, refletir e antes de achar um “bode expiatório”, olhar nossa postura perante a nossa vida e nossas atitudes, pois só assim conseguiremos alcançar bons resultados na nossa religião.

Eu cresci em uma casa de candomblé, vendo gente pulando de galho em galho, sempre alcançando os mesmos resultados, pois tinham os mesmos comportamentos.

Uma boa tarde e que Oxossi esteja conosco.

Sobre abikú

 Salve, salve leitores do Terra dos Orixás, a muito tempo eu não escrevia, mas decidi voltar a dividir o meu cotidiano e pesquisas com vocês...