quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Vale Aprender: O poder do Ofó

O Ofó é uma palavra de origem yorubá (ofò), que designa o encantamento através da palavra, que pode ser expressa por versos ou cantigas. Esse é um dom que já nasce conosco, porém é maximizado na iniciação, por uma série de atos realizados em segredo e conforme o seu comprometimento e respeito pelo Orixá, esse poder aumenta.

Eu sempre digo, quem carrega o axé não pode sair por ai falando o que quer ou praguejando ninguém, pois a terra, o vento, o fogo e água nos ouve e justamente por isso que passamos pelos períodos de recolhimento, para aprender e entender o poder do Orixá, pois mesmo sendo de um culto a natureza, não estamos imune a lei do retorno.

A justiça em nossa religião pertence a Xangô, então não há nada melhor que deixar nas mãos dele os inimigos e certamente nossa honra será sempre preservada. Lembre-se, o Orixá caminha com você e ele tem uma consciência maior, então não se preocupe com o que maldizem de você ou falam por trás, ele certamente está olhando e irá corrigir a situação.

Use o Ofó para desejar graças ao próximo, para pedir saúde e interceder na hora de um grande perigo, não jogue esse dom divino ao vento por besteiras ou pedrinhas do dia a dia. O axé é algo precioso e deve ser usado com prudência, ou então de tanto invocar o espiritual para resolver besteiras, vai chegar uma hora que estará desacreditado e sua palavra não terá valor nem para os homens, nem para os deuses.


Nenhum comentário:

Sobre abikú

 Salve, salve leitores do Terra dos Orixás, a muito tempo eu não escrevia, mas decidi voltar a dividir o meu cotidiano e pesquisas com vocês...