quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Um bom conselho

Conselho para os primeiros passos de um iyáwò:

Nos primeiros anos de iniciação, para a maioria é tudo novo e surgem situações que não sabemos como lidar, por isso lá vai alguns conselhos:


- Se tiver alguma dúvida, pergunte direto para seu zelador, isso evita fofoca e também que a conversa chegue atravessada.


- Ciúmes há em todo lugar, por isso se algum irmão de santo falar algo que fere a conduta da casa ou que desabone seu zelador, você deve chegar no seu zelador e contar, pois no final é sempre o mais novo que leva a culpa.

- Observe e aprenda. Na casa de santo cada ebó, sassanha ou orò é importante, independente do irmão que está tomando obrigação, o que importa é o Orixá.

- Faça sua parte e deixe que cada um faça sua, não se intrometa nos problemas dos outros, cada um que vem a casa de axé está precisando de ajuda e se você não tem nada para ajudar, não pegue ajé dos outros, pois depois vai ter que dá conta.

Seja feliz e pleno na religião para que isso reflita na sua vida!

Nenhum comentário:

Sobre abikú

 Salve, salve leitores do Terra dos Orixás, a muito tempo eu não escrevia, mas decidi voltar a dividir o meu cotidiano e pesquisas com vocês...