quarta-feira, 17 de abril de 2013

Iniciação no Candomblé - Hora da Decisão


Quando é momento certo de se iniciar na religião dos Orixás? Onde fazer? Com quem? Será que esse é meu Orixá?

São essas as dúvidas que latejam na cabeça de quem está para se iniciar no candomblé e acreditem elas são pequenas em vista das que surgiram no seu caminho rumo a espiritualidade. Como eu digo, Fé não se ensina apenas se orienta e é para isso que nós zeladores existimos, para encaminhar e cuidar dos filhos dos Orixás como se fosse nossos. 

Cada um tem seu momento certo de conhecer o mistério do Orixá e não existe regra genérica, pois somos únicos, para alguns, isso acontece até mesmo antes de nascer  e para outros o tempo certo só chega já na maturidade.

Hoje existem um número grande de casas de santo e a dúvida onde se iniciar é ainda maior que nos tempos de minha bisavó. Mesmo que o Orixá te indique o lugar, a escolha é sua, afinal temos livre arbítrio, mas para ajudar na escolha eu sugiro que você tenha uma conversa franca com o zelador (a) do ilê axé, firme um contrato verbal baseado no comprometimento e na verdade mútua, pois ter confiança nessa pessoa será essencial, afinal sua cabeça e seu destino estão nas mãos dele (a) e ele (a)  responderá por sua vida espiritual, essa que é alicerce para as demais áreas, como amor, financeira e etc.

Você que está nesse momento, saiba que todos passamos por isso e que o Orixá é maravilhoso, mas a religião é feita de pessoas, e como em qualquer lugar, você terá que se adaptar e buscar conquistar seu espaço. Pense, reflita  mas não desista do Orixá, pois ele nunca desistirá de você.

Uma ótima quarta!

Nenhum comentário:

Sobre abikú

 Salve, salve leitores do Terra dos Orixás, a muito tempo eu não escrevia, mas decidi voltar a dividir o meu cotidiano e pesquisas com vocês...