sexta-feira, 26 de abril de 2013

A Responsabilidade de Ser Iniciado no Candomblé


Quando você se inicia na fé do Orixá, temos que a noção da responsabilidade que iremos carregar, será o nome do seu Orixá e do seu zelador (a), que estará em jogo, afinal você foi escolhido para fazer parte de uma comunidade, que acreditou em você.


Os Yawòs precisam ter uma postura mais séria, mais serena e comprometida com sua religião e com suas próprias vidas. Sou extremamente contra o fanatismo, acredito que tudo que é demais, acaba uma hora ou outra fazendo mal, existe um tempo para tudo e com um pouco de interesse conseguimos sim participar da casa de axé com vida pessoal.

Meu papel é orientar e acredito que a partir do momento que nós, filhos e pais, tivermos mais consciência daquilo que carregamos e do que somos, iremos com certeza se tornar uma religião muito mais forte. O grande problema é que acabamos despejando os problemas na religião, culpando o Orixá, ao invés de olharmos e repararmos nossas atitudes e a nossa postura perante a vida. Vamos acordar meu povo! Pois com santo não se brinca, como diziam os antigos, o vento tudo escuta e ninguém foge dos olhos de Olorun.

Com Força, Fé e Gratidão, podem vim mil obstáculos e aqueles que carregam axé nunca caíram!

Um ótimo final de semana.

Nenhum comentário:

Sobre abikú

 Salve, salve leitores do Terra dos Orixás, a muito tempo eu não escrevia, mas decidi voltar a dividir o meu cotidiano e pesquisas com vocês...